CADA RELIGIÃO,UM RITUAL..PII

terça-feira, 18 de novembro de 2014

| | |
                       EVANGÉLICO
Entre os evangélicos também existe uma preparação do casal.São realizadas conversas e dados conselhos.Na primeira parte,o pastor os recebe,explica o que é o casamento e procura trazer outros casais para fazerem parte deste momento.Depois são feitas orações bíblicas,a promessas dos noivos de se respeitarem,honrarem seus compromissos e a troca das alianças.
Para finalizar,é feita uma oração ,enquanto os noivos permanecem ajoelhados e ,com as mãos unidas,oram pela bênção de DEUS.No fim,o pastor coloca sua mão sobre a cabeça dos noivos e dá sua bênção.


                     ORTODOXO
O casamento nas igrejas Ortodoxas começou a ser feito mais ou menos entre os séculos V e VI e sofreu modificações ao longo do tempo.Em algumas igrejas mais tradicionais,o noivado acontece minutos antes do casamento,no mesmo ritual.
São feitas duas cerimônias em um mesmo rito.
Diferente das demais religiões,o padre busca os noivos na porta da igreja e leva-os até o altar,quando são feitas as evocações para que DEUS abençoe o casal neste novo caminho.
Um dos momentos mais bonitos e interessantes é a coroação.Cada um dos noivos é coroado três vezes,como já dissemos,(em nome do pai,do filho e do Espirito Santo).
O brinde com o copo de vinho é a celebração final,sacramentada com três voltas dadas pelos noivos e pelo sacerdote em volta do altar.


                           JUDAICO
Para começar,a cerimônia judaica acontece dentro de uma rupha ou palio (parecida com uma pequena tenda)com quatro cantos e o teto coberto de folhas e flores.O casal fica embaixo da rupha com seua familiares e o rabino,pois ela representa a proteção divina.É durante a cerimônia que serão feitas as sete bênçãos,relembrando os passos de Adão e o encontro com Eva.
Diferente dos demais casamentos,o judaico tem dias especiais para acontecer.Um deles é o terceiro dia(terça-feira),porque dizem que só ao terceiro dia DEUS falou que bom duas vezes porque havia criado mais elementos para povoar a terra.Os dois ¨bons¨ desse dia são para a noiva e o noivo.


                        BUDISTA
Tudo no templo budista possui um significado.No altar e no caminho da noiva existem muitas flores,que representam a transitoriedade da vida.Como tudo,nasce,murcha e morre.Os incensos,que são oferecidos durante o ritual,também expressam essa temporalidade.A cerimônia nesse templo se inicia com a entrada dos pais e dos padrinhos que se colocam em bancos próximos ao altar.
Com uma música diferente,a noiva entra com o pai seguindo o casal de crianças que carregam nas mãos dois arranjos de flores.No altar,são depositadas as flores,e a batida do sino anuncia a leitura do sutra,que são poemas ensinando e contando a passagem de Buda pela terra.
A aliança segue o mesmo ritual das demais religiões e simboliza o momento da efetivação do casamento.

0 comentários:

Postar um comentário